Marketing olfativo: como aplicar no seu negócio


Toda lembrança tem um cheiro, ao senti-lo outra vez, os pensamentos fazem recordar daquele lugar, daquela pessoa, daquelas férias, daquele trabalho e as emoções que foram sentidas.

O olfato é o mais eficaz de Todos os sentidos porque está conectado ao sistema nervoso central, diretamente associado aos estados emocionais. Logo, os aromas são formas de comunicação como nossos sentimentos. Possuímos a chamada “memória olfativa” que nos capacita associar aromas a situações vividas anteriormente.

Aromatizar é traduzir a identidade de um negócio, é inserir o cliente no universo do conceito de uma marca, empresa ou produto, e proporcionar uma sensação boa ao cliente. O marketing olfativo é um convite ao universo imaginário, que estabelece uma relação  pela memória olfativa.

As marcas aprenderam a utilizam os aromas para se comunicarem com seus públicos. Aplicado em áreas de circulação dos clientes, os perfumes se tornam tão importantes, que muitas pessoas acabam se referindo à marca pelo olfato. Quando isso acontece, é porque a marca já conseguiu envolver seus clientes em torno de um conceito planejado, usando o olfato para ampliar as sensações e fortalecer a experiência sensorial e comercial.

Perguntas importantes

Se você já aplica ou pretende começar a utilizar o recurso do marketing olfativo para envolver seus clientes, considere as questões abaixo na hora de aromatizar com eficácia o seu estabelecimento:

·  Quais ambientes serão aromatizados? O ponto todo, algumas salas, a recepção, os banheiros, os provadores?

· Quais elementos compõem o ambiente? (Devem ser analisados móveis, cores e iluminação, itens que caracterizam o estilo do lugar).

· Qual o público-alvo? (Faixa etária, sexo, condição econômica).

· Qual o perfil da loja e da marca analisada?

· Avalie a planta baixa, o pé direito, o piso, as medidas gerais da área, a localização de portas e janelas, se tem ventilação, tomadas elétricas, ar condicionado ou não.

· Existe material poroso no ambiente? Piso, paredes, tecido, cortinas, estofados. Quanto mais absorvente for o ambiente, melhor, pois os aromas fixarão mais.

·  Qual é o horário de funcionamento do local? Essa informação é importante para se definir quantas vezes o aroma deve ser aplicado.

· Qual tipo de infraestrutura existente e que tipo de aromatização será mais eficiente?

Lembrar sempre 

A dosagem do aroma deve ser harmônica, aromas muitos fortes provocam sensação de perturbação. A dosagem certa deve provocar conforto e bem-estar. O aroma tem poder de atrair ou repelir. Os aromas indicam a imagem e as sensações que se quer passar. São alma da marca, de um estabelecimento ou mesmo do seu lar. 

- Aromas frescos inspiram estações mais quentes, sugerindo despojamento, bem-estar e alegria.

- Aromas orientais e especiados provocam mistério e ousadia aos ambientes.

- Aromas doces intensificam as emoções e emprestam personalidade mais intensa aos espaços.

- Aromas florais são femininos, inspiram delicadeza e romantismo.

- Aromas amadeirados inspiram estações mais frias, indicando conforto, recolhimento e paz.

 Santho Aroma. Não tem segredo. É carinho, cuidado e zelo.

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